A simulação com realidade virtual está transformando o treinamento médico. Habilidades que tradicionalmente precisavam ser desenvolvidas em cadáveres, animais e mesmo nas primeiras práticas, podem agora ser adquiridas em um ambiente totalmente seguro para o profissional e para os pacientes. No dia 9 de junho em Porto Alegre, médicos residentes nas especialidades que envolvem videolaparoscopia puderam desfrutar, gratuitamente, de uma verdadeira imersão neste campo, na 1ª edição do Simutec Experience.
O evento inédito contou com experimentação de simuladores, orientação de especialistas em simulação e supervisão do Prof. Dr. Miguel Nácul, coordenador médico do Instituto Simutec.
Amanda Tavares Mello, residente em Videocirurgia Ginecológica, foi uma das participantes. "Achei ótima a experiência, o treinamento em videocirurgia é muito importante para desenvolver e treinarmos nossas habilidades" avaliou. "Uma experiência surpreendente", resumiu Fabrícia Gamba Bedush, residente em Ginecologia e Obstetrícia. "Eu não tinha conhecimento deste tipo de treinamento, achei o ambiente bastante agradável, aparelhos de ótima qualidade e todos muito atenciosos". As duas médicas ainda não conheciam o Instituto, ficaram bastante impressionadas e afirmaram que recomendam a experiência aos colegas.